terça-feira, 14 de junho de 2011
CRISTOLOGIA
O MISTÉRIO PASCAL
O Mistério Pascal concentra o núcleo da nossa fé ao afirmarmos a morte e a ressurreição de Jesus. Jesus ressuscitou porque morreu!
Só existe ressurreição porque existe a morte!
Existem causas muito concretas para explicar o modo como Jesus morreu.
1- Vida e prática de Jesus
2- Paixão e morte
3- Ressurreição
1- A vida e a prática de Jesus- Comportamento de Jesus
O objetivo da vida de Jesus é instalar o Reino. A vida inteira Jesus anunciou o Reino e lutou para que ele acontecesse.
Controvérsias: (Mc gênero literário das controvérsias)
O que os adversários de Jesus falavam dele ou entendiam como mensagem em Mc 2,1-12:
1a-Nível histórico – O que realmente aconteceu?
2a-Nível da fé – O que o texto está querendo dizer sobre a fé?
3a-Nível eclesial – O que está querendo ensinar no contexto de quem escreveu?
1a - Existe uma discussão entre Jesus e os doutores da Lei que eram os responsáveis sobre a manutenção da teologia na comunidade daquela época.
A discussão parece ser sobre o perdão dos pecados.(Quem perdoa os pecados senão Deus?)
Para os judeus, naquela teologia, o pecado, conduz, origina a doença, isto é, na raiz de toda doença está o pecado. A doença é conseqüência do pecado para os judeus. O pecado é causa da impureza, logo, o pecador não pode se relacionar com Deus.
Para se purificar precisa apresentar um sacrifício no Templo. Quem organiza o Templo são os saduceus, cujo os doutores da lei são ótimos funcionários. O templo é o centro da vida religiosa do judeu. Como vivem situações que o tornam impuro, sempre precisam ir ao templo para se purificarem e comprarem animais para o sacrifício.
1a. Parte – Deus
2a. Parte – Consumo dos pecados
3a. Parte – Consumo do templo (sacerdotes)
A casta dos sacerdotes ganham na venda do que é oferecido. Ganham com a parte que lhes cabe do que é oferecido e ganham com a venda do que sobra do que é oferecido.
Quem sofre com isso são os pobres. Toda essa situação faz com que o povo comece a ser escravizado pelo poder do templo, que se afirma como referência religiosa, política e econômica.
Tudo acontece no templo. Quem manda no templo, manda na Lei, manda na riqueza, manda nas decisões.
Pescadores, pastores, publicanos, todos são pecadores.
Jesus ignora todos e tudo e perdoa: “Teus pecados te são perdoados” – de graça. Perdão dos pecados seria a ruína do templo.
O sistema de pureza em que alguns se sobreponham a muitos para se aproximar de Deus, deve deixar de existir. Ex. Sacerdotes e levitas não podem ficar impuros – os samaritanos já nascem impuros. Esse sistema de pureza que impede as pessoas de viverem junta com outras, precisa acabar. Hassidim – os separados.
A discussão de Jesus com os doutores da Lei é sobre o sistema de pureza e sobre a exploração do templo.
A comunidade afirma que quem perdoa é o filho do homem, isto é, o Filho de Deus.
VIVER O PERDÃO NA COMUNIDADE (Mc 2,23-28)
Discussão com os fariseus.
1- Questão do sábado- sábado é dedicado exclusivamente a Javé.
2- Jesus coloca que o sábado é para o homem e não o homem para o sábado. O que vem primeiro? A Lei ou a vida? A Lei tem que estar a serviço da vida.
O primeiro compromisso de Jesus e nosso também como cristãos, é a defesa da vida. Alei para os fariseus é o lugar onde se apóiam para viver sem nenhuma preocupação com a vida.
Jesus critica a função do templo.
Jesus critica a função da Lei.
Jesus propõe em vez do código de pureza a prática da “dádiva”. As pessoas que queriam matar Jesus não entenderam o que Jesus falava, tanto que o mataram.
A prática de Jesus visa a defesa da vida, dos excluídos e por isso critica a forma de organização, principalmente religiosa, que privilegia alguns e prejudica a maioria da população. Diante da Lei, todos devem ser iguais.
MORTE DE JESUS
Jesus morreu e da forma que morreu porque os homens decidiram que Ele deveria morrer por não obedecer a Lei.
1-Histórica/religiosa – Existe uma acusação teológica contra Jesus pelos judeus, que é uma acusação de blasfêmia e por isso será julgado num tribunal religioso e lá será condenado pelo Sinédrio.
2-Histórico/política – Diante do tribunal de Pilatos (romano) Jesus é acusado de subversão, ou seja, Jesus se fazer Rei. Esta era a acusação feita pelos judeus e talvez também pelos romanos. Quem se arvora em papel de Rei ou criticam a forma de governo do Rei, isto é, de César, é considerado subversivo e traidor e neste tribunal Jesus é condenado a morte por crime político de subversão.
Os judeus acusam Jesus por inveja e ciúmes. O Império Romano através de Pôncio Pilatos decidem também matar Jesus. Todo o julgamento de Jesus é realizado de acordo com o Direito Romano:
-Teve direito de defesa
- Morte na cruz
A morte na cruz é tipicamente romana (judeu mata apedrejando). Os criminosos políticos, normalmente, tem morte na cruz. A morte na cruz era considerada exemplar.
(Aula do Prof. Manzato)
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