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CRISTOLOGIA
O REINO DE DEUS
Olhando para a história de Jesus de Nazaré é que compreendemos o que Jesus significou na Palestina do século I e o que significa hoje para nós na nossa realidade.
Conhecemos Jesus a partir do Evangelho, mas também devemos conhecer Jesus histórico., embora de uma maneira genérica, os Evangelhos nos darão condições de conhecer o homem Jesus de Nazaré.
Aquilo que temos certeza na vida de Jesus de Nazaré é a sua pregação do Reino
- Sabemos que Jesus nasceu.
- Não sabemos onde nasceu – em Nazaré..... em Belém....
- Não sabemos quando nasceu – 3 ou 4 a.C.
- Não sabemos o tamanho de sua família.
- Sabemos que morreu crucificado no ano 30.
- Não sabemos se seu ministério durou 1 ou 3 anos.
Não sabemos quase nada sobre sua vida antes dele começar a pregar. Aos 30 anos começou a ser um pregador itinerante, tinha seguidores e simpatizantes e anunciava uma mensagem simbolizando o Reino.
O anúncio do Reino é algo diferente, ou seja, especificamente da boca de Jesus.
No Antigo ou Primeiro Testamento, ninguém fala do Reino. No Novo ou Segundo Testamento e nas Cartas poucas vezes se fala do Reino. No entanto, nos Evangelhos se fala do Reino sempre que Jesus fala, pois o Evangelho anuncia uma Boa Notícia.
Jesus andava de cidade em cidade, de vila em vila, conclamando as pessoas a se converterem e aceitar o Reino de Deus. E o que é o Reino de Deus? Deus Reina.
Jesus quando fala de Deus, o que as pessoas entendem?
O que o próprio Jesus pensa quando fala do Reino?
E nós? Se pensarmos diferente de Jesus, devemos aprender dele o que Ele quer.
Apóstolos, fariseus, discípulos, judeus, pensam no futuro.
Jesus: Onde Jesus discorda e onde Jesus concorda com o povo – traçaremos uma linha de compreensão sobre o que Jesus quer dizer com o Reino de Deus.
Palestina na época de Jesus: mentalidade cultural, religiosa, cosmovisão, relacionamento humano.
Apocalíptica- sistema dominante na época de Jesus.
Logo o referencial do discurso de Jesus está inserido no contexto da realidade de sua época. O movimento hegemônico da Apocalipse inicia-se no séc. II a.C. e vai até o séc. II d,C. Jesus e as primeiras comunidades viveram neste período. O mais famoso livro apocalíptico é o de Daniel, no Primeiro Testamento.
No Segundo Testamento o apocalipse aparece nos textos dos Evangelhos e no próprio livro de João. Temos toda uma literatura, apócrifos, escritos históricos, todos apocalípticos como os quatro livros de Henoc.
O conteúdo maior da apocalíptica é a esperança de que um mundo futuro (éon-mundo) apareça. Para isso é preciso que o éon atual desapareça.
Neste mundo atual só vamos conhecer a tristeza, sofrimento- alegria, justiça fraternidade pertencem a outro mundo. Esse outro mundo que deverá aparecer. Esse será o Reino de Deus.
Basicamente, o apocalipse prevê sempre a destruição. Para depois construir o melhor, mais perfeito.
No fundamento deste mundo atual está o pecado, logo, jamais se formará como bom e basicamente é Deus que vem para julgar e castigar os corruptos, os injustos. Todos esses conhecerão a ira divina. Os que permanecerem fiéis, perseverarem, recebem o prêmio de viver no mundo futuro.
Tudo isso é apocalíptica e não Teologia Católica.
João Batista foi um típico profeta apocalíptico. O movimento apocalíptico é um movimento popular que expressa o desejo popular para que as coisas sejam diferentes.
O povo não pode fazer diferente porque é pecador. A mudança tem que ser feita por Deus- Ato de Deus.
Muito do que Jesus falou tem relação direta com o movimento apocalíptico, pois Ele estava vivendo neste contexto histórico. O Reino futuro que vai acontecer depois da morte é acréscimo nosso. O Reino é um mundo que virá em substituição ao Reino presente. A linguagem apocalíptica é sempre uma linguagem simbólica, tanto quanto os relatos do livro de Gènesis.
O fato apocalíptico é um fato do anúncio de Jesus, mas não só:
apocalíptico
Reino
Profético
Os contemporâneos de Jesus o identificam como profeta. João Batista e Jesus, nas suas pregações tem muito em comum, mas as diferenças também são marcantes:
João – austeridade Jesus - comensalidade- é acusado de comer e beber muito
João – sai do mundo Jesus – entra no mundo.
João – espera o povo Jesus – vai ao povo.
João anuncia o Reino com a chegada do julgamento e castigo.
Jesus anuncia o Reino como graça e perdão.
João vivia segundo a Lei do Sinai (sempre presente a ameaça)
Jesus prega aos pecadores o Reino de dom, da dádiva, da fraternidade.
Essas diferenças distanciam a pregação de Jesus da pregação apocalíptica para ser uma pregação profética. O referencial de todos os profetas é a Aliança – a Lei Mosaica. A Aliança é como um contrato entre Deus e o povo – Deus Reina.
Na Aliança o povo assume o compromisso de ser um povo em que Deus é Rei.
Como se organiza um povo? Que Deus reina?
Confederação das tribos – Organização social cuja base é o acordo de igualdade entre as tribos. Cada tribo vive sua vida. Quando uma tribo está em dificuldade todas se reúnem para ajudar. Todas defendem e todas as tribos têm os mesmos direitos e deveres.
Quando Deus não reina:
O povo será subjugado, escravizado e explorado através de impostos cada vez maiores – sociedade extratificada em classes sociais – desigualdade.
A pregação dos profetas vai sempre lembrar ao povo a Aliança que leva a igualdade. Quando Jesus fala de Reino ele não esquece essa dimensão profética do Reino de Deus. Logo, Jesus pensa na confederação das tribos, ou seja, formar uma sociedade onde a igualdade seja básica.
Apocalíptica – Justiça
Profética - Igualdade
“Meu reino não é deste mundo” – de um mundo diferente, de igualdade.
O Reino de Deus – Deus vai fazer mas, o ser humano tem que colaborar, porque a compreensão de Jesus sobre o Reino é a igualdade. Ele senta para comer com os pecadores – não existe distinção, fronteiras, etc.
Reino de Deus – maneira futura de organizar a sociedade, não depois da morte, futura no sentido de superar as divisões. Fundamental é não ter medo e sim praticar a fraternidade.
A diferença entre apocalíptica é profética é:
Apocalíptica – só Deus pode fazer as mudanças.
Profética – nós podemos nos converter e começar a fazer as mudanças.
Para Jesus o Reino de Deus e vivência espiritual (apocalíptica) e material (profética), logo, a dimensão apocalíptica e a profética se completam.
Estamos vivendo o Reino de Deus quando vivemos de acordo com a igualdade e a justiça. Já não podemos ignorar essa dimensão apocalíptica da nossa história e devemos, também, viver o movimento profético mudando a nossa maneira de viver, ou seja, construir o Reino aqui e agora – ser igual – não ser maior que o outro – lutar para ser igual.
A partir da redescoberta da história de Jesus, redescobrimos o Reino.
(Aula do Prof. Manzatto)
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