terça-feira, 10 de maio de 2011

A Borboleta

O Cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano é muito bom. A simples exposição do cartaz permite uma reflexão sobre os diversos problemas que prejudicam o nosso planeta, o ambiente em que vivemos e possibilita que as pessoas descubram como atitudes simples do dia-a-dia, ajudam na preservação dos recursos básicos para a sobrevivência do ser humano.
Mas, no cartaz existe a imagem de uma borboleta com suas asas quase tocando a água. Querendo saber o significado da borboleta, procurei na explicação do cartaz, o que ela queria dizer. Encontrei essa explicação:

“...a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.”

No entanto, quanto mais eu olhava a borboleta, mais eu sentia que ela poderia nos dizer mais alguma coisa. Todos nós sabemos que a borboleta não nasce “borboleta”. Ela sofre o que chamamos de “metamorfose”, isto é, uma transformação. Antes de ser borboleta ela é uma lagarta, que se envolve num casulo por um determinado tempo e, só então, desperta para uma nova forma de vida, como borboleta.
Com esse raciocínio, concluí que o tempo do casulo pode ser o tempo da nossa “Quaresma”, um tempo para a nossa transformação, onde mergulhamos dentro de nós mesmos, refletindo e buscando como vivenciar melhor os ensinamentos de Jesus, para só então ressurgir com o Cristo Glorioso no Domingo da Páscoa, para uma vida nova e como a Borboleta “cumprir o nosso importante papel, como ser humano, no ciclo natural do planeta!”
Valderês Costenaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário