sexta-feira, 27 de maio de 2011



CRISTOLOGIA

OLHANDO PARA JESUS É QUE VOU APRENDER COMO É DEUS

Jesus é revelador do ser humano. Nós temos que ser humanos como Jesus. O pecado não é humano porque Jesus não tem pecado, é absolutamente humano e revelador. Quanto mais longe do pecado nos colocamos, mais humanos nos tornamos. O que é decisivo a respeito do ser humano é não ter pecado. Afirmamos a nossa humanidade quando não pecamos. Errar é um ato humano – humano não se opõe ao divino - humano e divino não se iguala – humano e divino pode se encontrar.
Jesus é uma só pessoa em duas naturezas: humana e divina. Integralmente humano e integralmente divina.
Tudo o que acontece na vida de Jesus é porque Ele é Deus e ser humano. Maria é a mãe da pessoa de Jesus humano e divino – Mãe de Deus.
Na cruz, Jesus também morre tanto como humano e como divino.
Escândalo para nós é Deus morrer na cruz.
Tudo o que se diz sobre a divindade de Jesus se diz também da sua humanidade. O humano e o divino não se separam jamais. Essa união das duas naturezas chamamos união hipostática. Ressuscitado dos mortos ressuscita nas suas duas naturezas.
No seio da Trindade está a nossa natureza humana. Em Maria, também a nossa natureza humana está no céu.
Cabe-nos, também hoje, realizarmos a nossa interpretação de Jesus. O que significa Jesus para nós e é preciso interpretar sempre a luz da Igreja para dar seguimento de Jesus para o futuro.
Somos discípulos do Mestre – Mestre não ensina doutrina – Mestre ensina maneira de viver. Somos chamados na nossa vida a viver segundo a maneira de Jesus Seguir Jesus hoje. Compreender o que Ele fez no contexto da sua época (Palestina séc I), para podermos fazer a mesma coisa hoje – Brasil –XXI. Que os nossos atos tenham a mesma repercussão na sociedade de hoje como os atos de Jesus tinham na sociedade do tempo de Jesus. (seguimento).
(Valderês- aula do Pe. Manzato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário